A cidade

Conhecida como "Cidade das Palmeiras", Santo Antônio de Jesus, com seu clima ameno e povo hospitaleiro, é considerada a mais importante e próspera cidade do Recôncavo Baiano. Sua privilegiada posição geográfica a torna centro de convergência da região, atraindo a si um sempre crescente fluxo de pessoas, negócios e conseqüentemente, rendas.

O seu crescimento demográfico, o mais intenso do Recôncavo Sul, resulta do dinamismo comercial e dos serviços polarizados pela sede municipal no eixo da BR 101, em posição estratégica de acesso a Feira de Santana, Jequié, Valença, Vale do Jiquiriçá e cidades do Sul da Bahia, através de rodovias como a BR 420, a BR 116 e outras vias secundárias de sentido Oeste-Leste. O sistema ferry-boat possibilita um vínculo comercial direto e privilegiado com Salvador, através da BA 001.

O município, que foi emancipado politicamente no dia 29 de maio de 1880, está a 187 km de Salvador (por via terrestre), tem uma extensão territorial de 259,23 km2 e uma população de 90.949 habitantes, segundo dados do IBGE levantados no último Censo Demográfico de 2010.